Como prevenir acidentes em casa e no trabalho
Dia nacional de luta contra queimaduras, um dia tão importante que foi instituído pela LEI Nº 12.026 DE 09 DE SETEMBRO DE 2009, comemorado no dia 06 de junho em todo o território nacional.
A campanha se estende por todo o mês de junho e é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).
Junho Laranja é uma campanha tem a finalidade de disseminar boas práticas de prevenção contra acidentes relacionados a queimaduras, diminuir as ocorrências e orientar sobre o que fazer em caso desses tipos de acidentes.
Sendo assim, nós como profissionais da Engenharia, atuantes na prevenção contra incêndio e pânico sentimos o dever de ajudar nessa campanha. Acreditamos que o melhor caminho para evitar acidentes é a prevenção.
Logo, seja em casa, ou no ambiente de trabalho, é necessário ter cuidado ao manusear produtos inflamáveis, atenção ao desenvolver atividades com potencial de gerar incêndios ou queimaduras e também garantir a manutenção nos equipamentos e nas instalações elétricas das edificações.
O que são queimaduras e quais os tipos?
Queimaduras são lesões na pele que ocorrem pelo contato com agentes térmicos, químicos, radioativos, eletricidade ou contato com alguns tipos de plantas e animais.
Existem três tipos de queimaduras:
- queimaduras térmicas: ocorrem pelo contato com fontes de calor como fogo, vapores, exposição ao sol, objetos e líquidos quentes, dentre outros;
- queimaduras químicas: ocorrem pelo contato com produtos químicos, diretamente na pele ou através das roupas;
- queimaduras elétricas: ocorrem pelo contato com fonte de eletricidade.
Principais cuidados em casa
A pandemia do coronavírus trouxe a necessidade de reforçar as orientações em relação aos cuidados para evitar acidentes com queimaduras.
Isso se faz necessário tendo em vista que a rotina de muitas pessoas mudou durante a pandemia. Vários profissionais e empresas adotaram o home office como novo modelo de trabalho e as crianças passaram a estudar em casa. Isso ocasionou a ocorrência de mais acidentes envolvendo o uso de álcool, item utilizado no combate ao coronavírus.
Cuidados simples e básicos podem ser decisivos para evitar os acidentes:
- não manipular substancias inflamáveis (ex.: álcool e gasolina) próximo do fogão. O ideal é manter e manusear produtos inflamáveis em locais livres de perigo de contato com fogo e fora do alcance das crianças;
- não deixar velas acesas sem supervisão;
- ao cozinhar os alimentos, manter as crianças longe das fontes de calor;
- desligar os equipamentos elétricos após o uso;
- se sentir cheiro de gás, abra portas e janelas para ventilar o ambiente. Não acender luzes e nem riscar fósforos.
Principais cuidados no trabalho
Os ambientes corporativos também podem ser um local propício para a ocorrência de incêndios ou acidentes com queimaduras.
Nestes casos existem duas linhas de atuação preventiva: o cuidado individual que cada pessoa deve ter no ambiente de trabalho e as medidas de segurança contra incêndio e pânico.
Cuidados individuais:
- desligar e desconectar todos os aparelhos elétricos após o uso;
- não sobrecarregar as tomadas utilizando adaptadores para ligar vários aparelhos ao mesmo ponto de energia.
Medidas de segurança contra incêndio:
Todas as empresas devem passar pelo processo de licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros. Isso significa que devem providenciar os meios para manter a edificação segura contra o risco de incêndio.
Ou seja, todas as edificações de uso coletivo devem possuir medidas básicas como extintor de incêndio, iluminação de emergência, saídas de emergência e placas de sinalização. No caso de edificações acima de 930m² já são necessárias medidas mais complexas como hidrantes, detectores de fumaça dentre outros.
Tudo isso é dimensionado e definido em projeto por um profissional habilitado que irá avaliar os riscos da edificação.
Seja em casa ou no trabalho, opte sempre pela prevenção!